15 de fev. de 2012

IPEX - Instituto de Pesquisa Experimental

Nenhum comentário

Para disciplina de Técnicas de Pesquisa de Marketing (TPM), durante todo esse semestre desenvolveremos um trabalho em grupo no qual montaremos um instituto de pesquisa que analisará os dados de um cliente real. Como esse tipo de trabalho mais sério requer organização, o professor nos passou várias instruções  para começar a montar o instituto e darmos tão logo o passo seguinte de encontrar uma empresa/organização disposta a participar do projeto. Segue as instruções dadas até esta data:

- Definir grupos de 9 pessoas;
- Desenvolver um brainstorm para criação do nome do instituto;
- Após definido o nome, criar a marca que comportará o nome;
- Aplicar a marca nas seguintes peças obrigatórias: Cartão de Visita, Crachá, Papel Timbrado, Envelope Saco.

Estrutura do IPEX:
- Criação (2 pessoas): Criação, layout e arte final da marca com aplicação nas peças definidas. Justificativa do nome e do grafismo;
- Atendimento (2 pessoas): Contato cliente/ipex/cliente. Brienfing, fontes de dados secundários e visitas de trabalho.
- Planejamento (4 pessoas): Definição do problema de pesquisa e escolha dos métodos do planejamento. Plano amostral, planilhas e questionário.
- Coordenador de Campo (1 pessoa): Treinamento do questionário, definição de planilhas, supervisão do trabalho de campo, coleta e conferência dos questionários e relatórios de campo.
- Trabalho de Campo (todos): Aplicação dos questionários conforme a planilha amostral, pré-tabulação, conferência.
- Tratamento de Dados (3 pessoas): Codificação e preparação para digitação, digitação de dados, uso do Excel ou SPSS (tabulação eletrônica), produção de gráficos e tabelas.
- Análise de Dados (3 pessoas): Consulta às fontes secundárias e briefing, redação da argumentação, comparações, analogias, cruzamento de dados e conclusão.
- Formação do Relatório Final (2 pessoas): Junção das etapas do trabalho, uso das normas da ABNT, revisão geral dos dados, formação e montagem do trabalho e encadernação.
- Comunicação dos Resultados (2 pessoas): Resumo do trabalho, apresentação do Relatório Final com uso do data show e considerações finais.

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial