26 de abr. de 2012

AIA - Fotografia Publicitária

Nenhum comentário

Segue um resumo de todo o conteúdo estudado na disciplina até momento e uma pesquisa detalhada sobre seus conceitos.

Controle da Escala Básica de Luz:


Obturador

É um dispositivo mecânico que controla a quantidade de luz penetrante na câmera através de uma "cortina". Ao acionarmos o disparador, o obturador permite que a luz passe e seja captada pelo sensor digital ou pelo filme, por um tempo ajustável. Quanto maior o tempo, mais luz alcançará o elemento sensível. Este controle de tempo é chamado de "Tempo de exposição" ou "Velocidade do obturador".

Tipos
▷ Obturador Concêntrico ou Interlentes (câmeras de visor óptico): compõe-se de um jogo de lâminas de metal, que são abertas e fechadas por meio de uma mola, e não possibilita grandes velocidades de obturação. As lâminas se abrem e fecham no tempo determinado pelo fotógrafo e têm a forma de um diafragma. Normalmente o obturador central é colocado exatamente atrás da lente, ou no seu interior (entre as lentes).
▷ Obturador de Plano Focal ou de Cortinas (câmeras monoreflex): está localizado no corpo da máquina, logo em frente ao filme, nos dando a vantagem de olhar através da lente facilitando a focalização. Funcionam através de um sistema de duas cortinas divididas por uma abertura que se abre quando disparamos a câmera. Existem obturadores de cortina que correm horizontal ou verticalmente na frente do plano do filme.

Escala básica da velocidade do obturador

(Lenta) ------------------------------------ Velocidade ---------------------------------------(Rápida)
... B - 1 - 2 - 4 - 8 - 15 - 30 - 60 - 125 - 250 - 500 - 1000...
(Borra) ------------------------------------ tempo de luz ---------------------------------------(Congela)

Diafragma

O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a Regularem da intensidade de luz/iluminada que ira sair na material foto-sensível.

Escala padrão das aberturas do diafragma

1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22...
Sendo que, quanto menor for o número f, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma. Cada número maior, ou seja, mais fechado, representa a metade da luz que a abertura anterior permite passar, assim como a cada número menor, ou seja, mais aberto, permite a entrada do dobro de luz.

Objetivas:

- Objetiva Normal - É interessante a lente mais utilizada pela maioria dos fotógrafos amadores. Capta imagens imóveis semelhante a um olho humano.
- Objetiva Grande Angular - Estas objetivas tem como característica principal uma capacidade de abarcar uma área de visão bem maior que as objetivas normais. É mais apropriada para fotos de paisagem ou em ocasiões em que se tem pouca distância para fotografar em recintos pequenos como salas em que precisamos enquadrar o máximo de área possível. Uma outra característica desta lente é proporcionar grandes profundidades de campo, desde pequenas distâncias até o infinito. 
- Teleobjetiva - Uma vez que o fotógrafo poderá ficar a uma maior distância e ainda devido a pequena profundidade de campo destas lentes poderá facilmente desfocar os planos a frente e atrás do objeto fotografado, principalmente se estiver utilizando grandes aberturas do diafragma.
Objetiva Olho de Peixe - Lente especial com características de uma grande angular mais poderosa, capaz de abarcar um ângulo de até 180 graus.  Mas não sem provocar grandes distorções na imagem. 
Objetiva Macro - Pode ter distância focal normal ou de uma meia tele-objetiva (100mm).  Mas é capaz de focalizar objetos a pequenas distâncias, e assim proporciona ao fotógrafo a possibilidade de fotografar detalhes minúsculos de objetos, pequenos insetos, plantas ou micro organismos.
Objetiva Zoom - É aquela lente que pode variar a sua distância focal e assim pode funcionar por exemplo como se fosse uma lente normal, grande angular ou teleobjetiva. Sua utilização é vantajosa pois temos três lentes em uma, mas é mais pesada e mais cara do que uma lente comum de distância focal fixa.

Zoom Ótico e Digital
O zoom ótico trata-se daquele produzido pela variação da distância focal da objetiva, já o zoom digital nada mais é do que um artifício que corta a imagem capturada. Em alguns casos o zoom digital também redimensiona o arquivo cortado, através de um processo de interpolação, gerando uma redução artificial do ângulo de visão capturado, porém com degradação significativa da qualidade da imagem.

Luminosidade
Capacidade de transmitir luz da objetiva. Indicada pelo número da maior abertura do diafragma. Número do F abaixo de 2.8 é uma boa luminosidade, acima, a objetiva é escura.

Sensibilidade:

Capacidade do sensor ou filme de gravar a imagem em um tempo mais rápido, ou mais lento. É medida pelo sistema ISO, que mede a sensibilidade de superfícies sensíveis à luz. Quanto maior o número maior é a sensibilidade (a gravação também é mais rápida), mas em contrapartida, também gera maior ruído e menos definição.

ISO
Sensibilidade
Ruído
Iluminação
Até 50
Baixa (lenta)
Pouquíssimo
Boa
100 à 200
Média
Pouco
Boa/média
400 à 800
Alta (rápida)
Alto
Deficiente
Acima 1600
Super Rápida
Muito
Muito deficiente



Composição do Filme P/B:


Composição do filme preto e branco
Formato (área de gravação da imagem):
▷ Pequeno formato: 135 ou 35mm - 24x26mm
Sensor Full Frame
▷ Médio formato: Filme 120
área: 4,5c6cm; 6x6cm; 6x7cm
sensor: 36x48mm
▷ Grande formato: Filme - chapa
4x6", 8"x12" sensor

Composição Fotográfica:

Objetivo
Fixar o centro de interesse correto, alcançar um efeito emocional, passar um clima ou quebrar a monotonia. fazer com que o espectador fixe a sua atenção nos pontos de interesse do assunto, esse interesse pode estar no primeiro plano, no meio ou atrás.

Forma
Funciona como unidade básica da composição. É dadas pelas linhas (contornos básicos de cada elemento).

Formas Básicas
- estática, retidão;
- conflito, ação, estabiçidade;
- proteção, calidez.

Ritmo: movimento ordenado.
Ponto: unidade mais simples da composição.
Linha imaginária: são as linhas que dividem o visor.

Retas (caráter masculino):
▷ Horizontal: paz, quietude, repouso;
▷ Vertical: dureza, força, permanência;
▷ Diagonal: reta inclinada, expressa movimento violento;
▷ Radiais: Partem de um centro e se expandem ou partem de pontos diversos e se concentram.

Curvas (caráter feminino): Inspira suavidade e leveza

Linhas indicam:
- Trajetória do movimento;
- Configuram o espaço linear;
- Dão caráter rítmico.

Regra dos Terços

É uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada. 
Regra dos Terços


Esquema Básico de Iluminação:


Fontes de luz

- Luz Principal: luz destinada a simular ou aumentar a intensidade de uma fonte de luz (janela, lustre etc.). A luz deve estar entre 25 a 45 graus de altura em relação à figura iluminada e frontalmente de 20 a 60 graus tanto para o lado direito quanto para o esquerdo. Essas regras podem variar conforme as necessidades.
- Luz Atenuante ou de Enchimento: Sua função é complementar a luz principal, no sentido de proporcionar a diminuição do contraste e das sombras indesejáveis, sem provocar novas sombras. A luz de enchimento em geral é mais larga, difusa e suave. Ela é muito importante porque ajuda a criar o clima da cena.
- Contra Luz: luz oposta à luz principal, cuja a finalidade é dar contorno a figura iluminada proporcionando a noção de volume, destacando-a do fundo, dando a sensação de profundidade entre a figura iluminada e o cenário. A posição de altura da contra luz deverá estar entre 45 graus (para não ser captada pela lente da câmara) até 60 graus (se ultrapassar esse ângulo poderá começar a iluminar a frente da figura). Essas regras podem variar conforme as necessidades.
- Luz de fundo: é uma técnica de iluminação em fotografia e cinema, utilizada para iluminar a área do fundo de uma cena.

A luz pode ser

Dura: Que tem a sombra forte;
Difusa: Que tem a sombre suave ou sem sombre;

Natureza da Luz:

- Direta: nada entre a fonte e o assunto;
- Rebatida: a fonte é direcionada para qualquer superfície e só aí vai para o assunto;
- Rebatedor: tecido, papel, alumínio, isopor, espelho, parede ou teto branco, cartolina;
- Filtrada: luz, passada através de qualquer superfície e vai para o assunto.
Ex.: papel vegetal, tecido, nuvens, plástico especial.




Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial