1 de jul. de 2012

Visita Técnica - Exposição: Caravaggio e seus seguidores

Nenhum comentário
De 22 de maio a 15 de julho a Casa Fiat de Cultura apresenta a exposição CARAVAGGIO E SEUS SEGUIDORES. A mostra reúne importantes pinturas de Caravaggio e obras de grandes artistas seguidores do mestre. Sábado (02/06), em mais uma visita técnica marcada por nossa professora de Estética e Cultura de Massa,  tivemos a oportunidade de apreciar as obras deste que é considerando um dos maiores artistas barrocos da história.





Relatório da Exposição:

  • > Sobre Caravaggio: As obras de Caravaggio são de extremo perfeccionismo, impressiona muito poder apreciá-las de perto. Vê-las foi um sentimento híbrido entre melancolia e tragédia. Figuras tristes, algumas mórbidas, o contraste com algumas cores quentes, sombras, eram constantes, e isso trouxe-me um certo desconforto, uma agônia por toda aquela "obscuridade".
  • > Sobre os Seguidores: O título "Seguidores de Caravaggio" não é mera formalidade. É extremamente claro em todas as obras expostas, não somente traços semelhantes, mas também em alguns casos quase uma releitura da obra de Caravaggio. O maior exemplo, e que mais me impressionou, foi a perfeição e fidelidade do São Jerônimo de Hendrick Van Somer ao de Caravaggio.

No mesmo dia, em outra galeria da Casa FIAT, também podemos visitar a exposição de outro artista muito talentoso, Giorgio de Chirico, intitulada DE CHIRICO - O SENTIMENTO DA ARQUITETURA. Um misto de arquitetura greco-romana com inúmeras cores que me encantou.

Exposição - de Chirico
Meu relatório com direito a desenho da Medusa ;)

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial