12 de dez. de 2011

AF - Língua Portuguesa

Nenhum comentário


Avaliação Final (AF)
Dia: 14 de Dezembro
Valor: 25 pontos

Matéria
Livro: A Articulação do Texto
Autor: Elisa Guimarães
Capítulo: Organização do Texto - Articulação dos Elementos Estruturais
                 Relações de Equivalência e Relações de Hierarquias


Livro: Técnicas de Comunicação Escrita
Autor: Izidoro Bukstein
Capítulo: Segredos da Comunicação Escrita

Livro: Linguagem e Persuasão
Autor: Adilson Citelli
Capítulo: A Tradição Retórica - Alguns Raciocínios

Revisão (aula - 09/12)
Seguindo o que o professor explicou sobre a matéria da prova, podemos tomar o seguinte resumo:


1 - Equivalência --> Oração Coordenada
      Hierarquia --> Oração Subordinada


Orações Coordenadas: São orações equivalentes, mas sem dependência uma da outra. Neste caso dá ritmo a leitura, pausa no sentido.
Ex.: "Elisa chegoualmoçou e saiu.
As três orações nesse período são coordenadas pois o objeto direto não precisa de completo para a compreensão do significado.

Orações Subordinadas: São aquelas que exercem uma função sintática em relação à outra oração, chamada oração principal e que pede complemento. Neste caso geram leituras cansativas, apresentam vários sentidos possibilitando muitas vezes a perda do significado.
Ex.: "Aguardo que você chegue"
Nessa frase há duas orações: "Aguardo" e "que você chegue". A oração "que você chegue" está completando o sentido do verbo transitivo direto "aguardo", portanto, esta oração exerce função sintática do objeto direto.

3 - Raciocínio Dialético: Para Platão, a essência da filosofia recai sobre o processo da dialética, no qual a razão e a discussão levam progressivamente à descoberta de importantes verdades e do esclarecimento. Ele abre o discurso já apresentando a resposta.

Raciocínio Retórico: É a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através do discurso. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso visual. Retórica não é dizer o que é certo, mas sim fazer o próprio receptor da mensagem chegar sozinho à conclusão de o que é certo. Ele apela para a emoção, extremamente persuasivo, domina e faz perder a razão.


Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial