3 de mar. de 2011

Narrativa Transmídia

Nenhum comentário

Como primeiro trabalho desenvolvido na disciplina de Fundamentos de Multimídia, tive que ler o 3º capítulo do livro "Cultura da Convergência", escolher uma história e falar sobre o porque dela ser uma Narrativa Transmídia. Abaixo segue o texto que fiz:

HARRY POTTER E A MAGIA TRANSMÍDIA

Em 1990, durante uma viagem de trem, de Manchester à Londres, uma simples professora que passava por um período difícil de pobreza e depressão teve uma idéia que simplesmente “apareceu” em sua cabeça. Quatro horas de viagem foi o suficiente para J.K. Rowlling desenvolver todo um universo de aventuras e magias que encantaria o mundo inteiro.

            Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro da série, só foi finalizado em 1996, e um ano depois lançado sem muito entusiasmo por uma editora como um romance infantil. Foram necessários apenas cinco meses para que este se tornasse um fenômeno de vendas, rendendo inúmeros prêmios e ótimas críticas.
            Nos dois anos que se seguiu foram lançados mais dois livros e com uma grande surpresa, em 1999 a Wanner Bros. comprou os direitos da marca para que fosse produzido um filme a partir da história. Mais uma vez, a franquia surpreendeu batendo recordes e se tornando mundialmente conhecida, o que foi o suficiente para Harry Potter se tornar o bruxinho mais famoso do cinema.
            A cada novo ano que se passava eram lançados, praticamente juntos, livros e filmes, mas a franquia não se prendeu apenas as essas plataformas. Graças a sua incrível popularidade, não só com as crianças que eram o público alvo de início, foram lançados mais de 400 produtos adicionais sobre Harry Potter, incluindo jogos, colecionáveis, mais três livros contando aspectos do universo mágico e até um Ipod, que fizeram, em Julho de 2005, a marca ser estimada em mais de quatro bilhões de dólares.
            Mas a grande magia da série estava mesmo na literatura e nos cinemas. Somando os sete livros, foram vendidos mais de 400 milhões de cópias em 67 línguas, e com os filmes não foi diferente, a franquia cinematográfica, que ainda nem sequer foi concluída, é a número 1 na história do cinema, com mais de 7,3 bilhões de dólares arrecadados.
            Mesmo com o fim da série de livros e filmes, Harry Potter está longe de ser esquecido. Em Julho do ano passado, foi inaugurado em OrlandoO mundo mágico de Harry Potter”, um parque temático que possui mais de 80.000m² em sua área total, e abriga não só a escola de Hogwarts, o povoado de Hogsmeade e a Floresta Proibida, como também montanhas russas, loopings, elevadores, e outros brinquedos, levando a série, mais uma vez, a uma outra plataforma consolidando-se ainda mais como uma poderosa Narrativa Transmídia.


Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial