13 de abr. de 2011

Prova - Antropologia Cultural

Nenhum comentário
Continuando o meu método de estudo, considerando os parabéns ao ultimo post e alguns pedidos que recebi, aqui farei um breve resumo sobre a matéria dada na disciplina de Antropologia.
O que é Antropologia?

Antropologia não é se não um certo olhar, um certo enfoque que estuda o homem por inteiro, ou seja, em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados, em todas as épocas, sua língua, costume, religião, hábitos culturais, sistemas de parentesco, cosmologia e etc. Ela é aquilo que os homens "não pensam habitualmente em fixar na pedra ou no papel", como gestos, trocas simbólicas e comportamento, o que a diferencia totalmente das outras ciências. (Dados fundamentados a partir do livro "Aprender Antropologia")

Antropologia Cultural

Estuda os aspectos distintivos das condutas dos seres humanos pertencendo a uma certa cultura, considerada como uma totalidade irredutível a outra.
  • -> Relativismo Cultural: Colocar seu próprio ponto de vista sob suspeita e aprender com o outro.
  • -> Etnocentrísmo: Colocar sua cultura acima de todas as outras, se sentir superior de modo a ser preconceituoso com os diferentes.
  • -> Multiculturalismo: (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”. 
  • -> Diversidade Cultural: São diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário e outras tradições como a organização da sociedade.
Cultura: Significado

Visão Antropológica - esta ciência entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia(ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

Questão da Origem da Cultura

Teorias Orgânicas (paleontólogos):
  • -> A cultura é resultado da vida arbórica ---> o faro perdeu a importância ---> visão esterescópica desenvolveu-se ---> uso das mãos ---> visão tridimensional dos objetos.
  • -> Bipedimos.
  • -> Uso das mãos + postura bípede + maiores estímulos ao cérebro + cérebro mais volumoso e complexo.
Teorias Sócio-Culturais (antropólogos):
  • -> Leslie White: Passagem do estado natural para o humano ocorreu quando o cérebro foi capaz de gerar símbolo (capacidade de abstração).
  • -> Cláude Lévi-Strauss: A cultura surgiu quando o homem convencionou a primeira regra, a primeira norma, que é o tabu do incesto.
A Cultura Condiciona a Visão de Mundo do Homem
  • -> Índios e brancos vêem a floresta de modo diferente.
  • -> Posturas corporais, valores, modos de ver ---> produtos de herança cultural.
  • -> Mesmo coisas aparentemente biológicas (risos, alimentação, técnicas de obstetrícia) refletem diferenças de culturas.
  • -> Padrões culturais variam de grupo para grupo.
  • -> Pode condicionar aspectos biológicos mais amplo, como as doenças psicossomáticas ou a depressão (de indivíduos ou grupos).
  • -> Questão da eficácia simbólica: a cultura é capaz de provocar a cura de doenças (reais ou imaginárias). Ex.: Pajés, xamãs, líderes religiosos. 
Definição Moderna de Cultura
  • -> A cultura deve ser vista como algo constantemente reinventada, dinâmica.
  • -> Ela não é um bloco contínuo e sim um fluxo.
  • -> Ela é um precipitado de experiências.
  • -> Olhar as experiências que formam a cultura (idéia do contexto de produção da cultura).
  • -> A cultura é um mecanismo de resposta. Se as perguntas mudam, as respostas mudam também.
Conceito de Geertz (1978)

"O conceito de cultura que eu defendo é essencialmente semiótico. Acreditando, como Max Weber, que o homem é um animal amarrado às teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo estas teias e sua análise, portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura de significado."

O Trabalho do Antropólogo: Olhar, Ouvir, Escrever

O olhar
Talvez primeira experiência do pesquisar de campo esteja na domesticação teórica de seu olhar. Isso porque, a partir do momento em que nos sentimos preparados para a investigação empírica, o objeto, sobre o qual dirigimos o nosso olhar, já foi previamente alterado pelo próprio modo de visualizá-lo. Seja qual for esse objeto ele não escapa de ser apreendido pelo esquema conceitual da disciplina formadora de nossa maneira de ver a realidade.

Traduzindo: É maneira que você olha algo “olhar etnográfico” com base em algum conhecimento previamente adquirido por você anteriormente, sem os chamados olhos virgens.

O trabalho do antropólogo é se esquivar dos conceitos já demarcados pela sua cultura sobre tal aspecto e ser imparcial quando for analisá-lo.

O ouvir
Se o olhar possui uma significação específica para um cientista social, o ouvir também goza dessa propriedade. Evidentemente tanto o ouvir como o olhar não podem ser tomados como faculdades totalmente independentes no exercício da investigação, pois ambas se complementam.
É nesse ímpeto de conhecer que o ouvir, complementando o olhar, participa das mesmas precondições desse último, na medida em que está preparado para eliminar todos os ruídos que lhe parem insignificantes, isto é, que não façam nenhum sentido no corpus teórico de sua disciplina ou para paradigma no interior do qual o pesquisador foi treinado.

Tradução: Todos os novos conceitos (modelo nativo) captados pêlos antropólogos são obtidos através de entrevistas, por tanto, de um ouvir especial. A maior dificuldade disso é as diferenças entre idiomas culturais.

O escrever
Se o olhar e o ouvir podem ser considerados como os atos cognitivos mais preliminares no trabalho de campo, é, seguramente, no ato de escrever, portanto na configuração final do trabalho, que a questão do conhecimento torna-se tanto ou mais crítica.

-> Escrevendo estando lá: Vivendo a situação de estar no campo;
-> Escrevendo estando aqui: Estar em seu gabinete, gozando do convívio com seus colegas e usufruindo tudo que as instituições universitárias e de pesquisa podem oferecer.

O escrever estando aqui, fora da situação de campo, que cumpre sua mias alta função cognitiva, devido ao fato de iniciarmos propriamente no gabinete o processo de textualização dos fenômenos sócio-culturais observados “estando lá”. Já as condições de textualização, isto é, de trazer os fatos observados (vistos e ouvidos) para o  plano do discurso, não deixam de ser muito particulares e exercem, por sua vez, um papel definitivo tanto no processo de comunicação inter pares (isto é, no seio da comunidade profissional), como no de conhecimento propriamente dito.

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial