3 de abr. de 2011

Trabalho Extra

Nenhum comentário


A fama de universitária anda percorrendo meu bairro e já estão aparecendo alguns pedidos "favores", remunerados claro. Um aluno do 3º ano me pediu ajuda com um trabalho de hemeroteca de geografia, pelo qual teria que procurar reportagens sobre os temas dados, responder pequenas perguntas sobre gramática, fazer síntese e comentário, e no final uma pequena redação. A seguir a redação que produzi sobre o tema "exclusão social":




Condições precárias e desumanas em Serra Leoa, África
                É de conhecimento geral as condições absurdas e cruéis com as quais os africanos de Serra Leoa são obrigados a conviver todos os dias. Os diamantes de conflito financiam a crueldade dos rebeldes, e o preço pago pelos cidadãos choca o mundo inteiro e ofusca o brilho de toda uma indústria.
                Os problemas enfrentados por aquele povo são enormes e preocupantes. Os conflitos civis massacram inocentes e a mineração de diamantes obstrui todos os direitos a vida. Há abrigos, como o de Freetown, lotados de crianças que sofreram com os abusos provocados pela cobiça, elas tiveram braços e pernas amputados por frentes revolucionárias, que encurralavam os civis por meio do terror.
                 Ainda convém lembrar, que o controle dos rebeldes sob as minas, financiou a guerra civil, gerando grande vergonha no mercado internacional que não se preocupava com as origens das pedras.
                Graças a reportagens e denuncias, tais fatos foram revelados ao mundo, provocando um escândalo global. Membros da indústria de diamantes se horrorizaram e assumiram a culpa por parte do problema. Talvez esse seja o primeiro passo para o fim dessas atrocidades, pois com o fim do mercado, os rebeldes não terão mais para quem vender seus “diamantes de sangue”. 

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial