12 de abr. de 2011

Prova - Teoria da Comunicação

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É hoje, mais especificamente a partir das 21 horas. Como um método que desenvolvi para estudar para as provas, eu escrevo manual/digitalmente tópicos (palavras chaves) sobre os principais assuntos, assim quando eu os lê-los novamente ativaram minha memória de forma que eu possa guardar e assimilar melhor toda a matéria. Para desenvolver esse método hoje resolvi mudar e fazer um resumo não só para mim, mas também para o Blog, de maneira que eu possa estudar e mantê-lo com postagens em tempo real.

História da Comunicação

1º Episódio: Exteriorização - Comunicação Interpessoal
Fase que se iniciou após o ser humano necessitar de algo mais para se comunicar do que apenas gestos e gemidos.
- É o único episódio onde existiu o chamado Contexto Compartilhado, ou seja, onde havia uma comunicação "touch à touch";
2º Episódio: Transposição - Comunicação de Elite
Momento no qual o ser humano passa a fazer manuscritos e guardar informações fora de sua mente, mas como estes documentos eram difíceis de se produzir conseqüentemente também eram caros, de forma que somente a elite tinha condições para ter acesso a eles, por isso o nome Comunicação de Elite.
- Os primeiros relatos dessa exteriorização de informações foram datados a 8000 a.c com as pinturas rupestres, e 3500 a.c com os hieróglifos egípcios.

Pinturas Rupestre - Aerógrafos Egípcios

3º Episódio: Amplificação - Comunicação de Massa
Neste momento a prensa é inventada proporcionando a reprodução fiel e a difusão de uma mesma mensagem em massa, abrindo acesso a pessoas menos favorecidas.
- O Broadcasting nada mais é do que uma mesma informação distribuída para todos;
- Hermenêutica é a interpretação que você tem de algo;

Máquina Tipográfica

4º Episódio: Comunicação Customizada – Sociedade pós-industrial (Individualização)
Surgiu o rádio e o telégrafo que encurtou distâncias e possibilitou uma comunicação instantânea. Com os novos modelos de armazenamento de mídia, foi possível customizar e individualizar informações de acordo com o gosto pessoal. 
- Época em que se iniciou a convergência de mídias;

Diferentes tipos de armazenamento de mídias

5º Episódio: Pós-Orgânico: Hibridismo homem-mídia
Com a usabilidade cada vez mais necessária de equipamentos digitais o homem se tornou uma espécie de dependente, de forma que já se interage com a máquina como parte de seu próprio corpo.

Paradigma
São conceitos, modelos, referências e estruturas de uma percepção geral e comum.

Novo Paradigma: Tecnológico Interacionista

Horizontal - Interacionista:
O emissor e o receptor estão em igualdade, não existe hierarquia.

Conceito:
  • Hipertextualidade (não linear) - Texto puxa texto, links que o levam para outro locais;
  • Multissensorialidade (multimodal) - Ativar todos os órgãos do sentido;
  • Interatividade (participação)
  • Pós-Modernidade (fluidez, sustentabilidade, customização)
Anomalias:
  • Novos elementos sociais (agente e cultura)
  • Novos elementos midiáticos (tecnologias digitais)
  • Novas linguagens (audio-scripto-visual)
  • Nova lógica comunicacional (bidirecionalidade)

A sociedade atual é chamada de "Sociedade da Informação", cujo vício é a interatividade, tudo tem quer ser mais interativo e conseqüentemente mais caro. A interatividade também abre espaço para a chamada "Sociedade em Rede" com especificaçãoes como:


- Novas configurações culturais, sociais, antropológicas e psicológicas;
- Novos comportamentos de divulgação e compra;
- Novos espaços de troca;
- Novos agentes e novos papéis; 
- Novas leis que fundamentam as dinâmicas sociais;
- Nova lógica comunicacional;



Ainda convém destacar:
- A globalização, que nos apresenta um mundo sem fronteiras, que contamina todas as culturas e as tornam mais homogêneas.
- A customização, que nos permite personalizar e fazer as coisas a nossa maneira, em contraposição à lógica de massificação.
- Abertura de conversação entre empresa e cliente, por meio de ferramentas como e-mail e redes sociais.
- O chamado Efeito Casulo.
- A Web 2.0 é uma denominação feita a um novo modo de se conectar, onde existe a interatividade e todos produzem conteúdo.
- Publicitário 2.0 é aquele que idealiza tais possibilidades de interatividade.

Metáfora do líquido:
É considerada arquitetura líquida algo incapaz de se manter no mesmo formato, que está em constante mutação e não possui corpo (átomo).

Para aqueles que desejarem rever o video dado pela professora (Epic 2015) é só clicar aqui, lembrando que a própria nos deu essa dica.

Seu comentário é muito importante, obrigada!

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