16 de abr. de 2011

Prova - Fundamentos de Multimídia

Nenhum comentário
Dentre as provas tensas que tivemos, com certeza a de multimídia pelo menos deu uma aliviadinha. Primeiro o professor nos passou uma questão para casa, e depois decidiu nos enviar toda a prova por e-mail para ser feita e entregue a ele, bom de mais. A primeira questão dada foi a que mais deu dor de cabeça, ela consistia em, escolher uma marca e analisar sua relação com a internet e principalmente com as redes sociais. Minha marca escolhida foi a Livraria Saraiva, sobre a qual falei das redes sociais, do seu link patrocinado e da sua busca orgânica. A seguir meu texto:

LIVRARIA SARAIVA

Há quase 100 anos no mercado, a livraria Saraiva conceito em livros, DVDs e eletrônicos, soube evoluir com as novas tecnologias e usá-la a seu favor. Ela conta com um site corporativo amplamente detalhado, que disponibiliza vários recursos para expor, vender e promover os seus produtos. No site há links diretos para seus perfis nas quatro redes sociais que participam:
  •  -> O Twitter, onde a Saraiva tem um vasto poder de comunicação direta com seus atuais 129.500 followers. Também possuí perfis específicos para suas ações, sempre lançando promoções para seus seguidores, mas não parece ser do tipo recíproco quando o assunto é responder as perguntas e críticas. Não existe um número suficiente de tweets que possa provar sua interatividade com os usuários, claramente exibindo a falta do chamado “listening”.
  • -> No Facebook, a marca possui um perfil oficial como empresa, com páginas para que seus clientes possam “curtir” e receber novidades, e o aplicativo “curto desconto” com o qual você recebe informações sobre produtos de seu interesse que estão em promoção, alcançando o objetivo de um bom “Talking”.
  • -> No Orkut, a Saraiva está presente como uma comunidade de quase 10.000 membros, onde divulga suas outras redes sociais e através de fóruns seus produtos e promoções. Mas como no twitter, não dá respostas as postagens dos usuários, nem participa das discussões criadas, ou seja, também não alcança o objetivo do Listening.
  • -> No Youtube, a Saraiva já teve mais de 700.000 exibições de seus materiais enviados, que diversifica entre teasers/traillers, depoimentos de parceiros, entrevistas, eventos, propagandas e afins.
 O SEM da Saraiva conta com um link patrocinado na busca do Google e seu SEO é eficaz, pois uma vez que procurada a palavra chave “livraria” obtém-se o link do site no topo da página. A saraiva também investe em mensuração, atualmente propiciada pelos recursos de mídias digitais. Para atingir mais precisão nos retornos de suas ações de email marketing, a loja virtual optou pela Virtual Target. A Virtual Target estabelece a comunicação da loja online da Saraiva com seus clientes, através da divulgação de ofertas específicas, promoções e anúncio de fatos relevantes como inaugurações de lojas e agenda de eventos. E, os dados disponibilizados pelos relatórios são estrategicamente trabalhados para aumentar o relacionamento com a base de clientes da livraria, que é formada somente por pessoas que autorizaram o recebimento de emails.

Também estou disponibilizando toda minha prova na íntegra clicando aqui.

Seu comentário é muito importante, obrigada!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial